Meta35 – a ponte entre o analógico e o digital

As últimas câmaras semi-profissionais e profissionais do fim da era analógica oferecem conexão serial para armazenamento de dados EXIF das fotos. Em uma era antes da proliferação absoluta do USB, a conexão era feita pela porta serial da câmara. Muitas câmaras profissionais novas ainda vem com a conexão serial que pode ser usada para conexão de GPS externo ou controles remotos.

A Nikon oferecia um leitor de cartão de memória CompactFlash que automaticamente criava um arquivo CSV com os dados das fotos, mas custava centenas de dólares:

O Meta35 já é um produto muito mais avançado, dando suporte a vários fabricantes ao mesmo tempo e oferecendo um programa para automaticamente associar os dados EXIF da câmara às fotos escaneadas. A empresa não durou muito. Imagino que a demanda para esse tipo de produto era microscópica. Mas o fato de que alguém com tanta paixão criou algo tão nicho que funciona (relativamente) bem até hoje é mitológico!

Caixa inofensiva
Feito nos Estados Unidos!
Já na era do twitter/X!
Pendrive com o software
E o cabo Nikon.

A instalação não tem mistério algum. Basta colocar o USB no computador e ir clicando. O Meta35 roda em Windows 10 (não testei o Windows 11), mas só roda no Mac até a verão 10.11, que é muito antiga. Meu Mac Pro roda macos e Windows, então não tenho problemas para usar o programa.

Depois de conectar a câmera, basta clicar em “Import Film” e esperar…

Depois de copiar as fotos, você pode limpar a memória da câmara ou manter os dados para, por exemplo, exportá-los ao MV-1. Se você usar o MV-1 e o Meta35, é importante usar o Meta35 primeiro, pois o MV-1 limpa a memória da impressora depois de importar.

Os filmes importados aparecem à esquerda em cima e as fotos de cada filme na lista.

Eu criei uma nomenclatura que inclui os dados de cada pose então fica fácil associar o EXIF ao retrato. É muito comum não importar todas as fotos de um rolo, pois é um processo demorado e não faz muito sentido importar fotos que não tenham ficado boas.

Bem mais fácil que carregar o caderninho de notas!

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Scroll to Top