Acho que a jornada de todo fotógrafo que começa a explorar a fotografia analógica passa pela fase de experimentação e descoberta dos seus filmes favoritos. E eu acho que estou começando a descobrir o meu…

A minha cãnalha favorita adora posar para fotos, mas só enquanto houver um suprimento constante de biscoitos… O Streetpan escaneia muito bem no meu Epson Perfection Photo V850. As imagens são detalhas e o ruído é baixíssimo para ISO 400. Mas esse filme não tolera exposição ruim: é preto completo.

Sem chance de sair nada interessante com a exposição errada.

Claro que a F6 ajuda. A minha amiga Liuba sempre aceita tirar fotos, mas não tem paciência para maiores preparativos. Não precisei nem pensar: joguei a F6 para o modo P (que nunca uso na D850, mas uso com frequência na F6) e achei que o contraste da tatuagem ficaria interessante no filme preto-e-branco, e ficou. Vacilei um pouco com o fundo, mas erros acontecem quando se está com pressa. A F6 acertou o foco no olho perfeitamente e a exposição foi certeira.

Minha cliente Thiana foi uma graça e achei que o contraste dos tons do vestido ficaram muito interessantes em preto-e-branco. De perto, o flash segurou bem contra o sol, mesmo a 1/5000 no modo FP, que gera boa perda de alcance. A tela do flash mostra a distância aceitável de exposição e acho sempre o valor bem confiável.

Esta foi a foto que entreguei impressa. As cores ficaram super vibrantes na Canon PRO-1000!

Esta foi a minha foto favorita da última sessão. O reflexo estava tão forte que o rio teria estourado a composição. Nem dava para ver direito as janelas da balsa. O polarizador salvou o dia e o filtro com gradiente neutralizou o céu muito bem.
Semana que vem, montanha! Estou preparando a D850 e um filme ISO 8 para a jornada. Até a volta!