A DJI anunciou o Ronin RS 3, o RS 3 Pro e o DJI Transmission.
O RS3 foi redesenhado com um novo sistema para travar o eixo. Basta ligar o gimbal que o eixo destrava e se desdobra, ficando pronto para a ação em alguns poucos segundos. Pesa pouco: apenas 3kg, e tem uma tela OLED de 1,8 polegada 80% maior que a versão anterior.
Um novo algoritmo, chamado pelo pessoal do marketing de RS Stabilisation Algorithm de terceira geração, facilita a operação em ângulos mais extremos ou em movimento rápido.

O RS 3 Pro tem braços feitos de uma peça única de fibra de carbono e aguenta uma carga de até 4,5kg para uso com câmaras como a Sony FX6, a Canon 70D e a RED Comodo.
Para ajudar a focalizar com lentes de cinema de foco manual, a DJI incluiu um projetor LiDAR chamado DJI LiDAR Range Finder (RS), que projeta mais de 43 mil pontos por uma área de até 14 metros.
A DJI também oferece com o RS 3 Pro um kit de desenvolvimento para permitir que outros fabricantes e desenvolvedores criem soluções de hardware e software compatíveis com ele.

O DJI Transmission é o tipo de produto que todos gostaríamos de precisar. Ele combina recepção, monitoramento, controle e gravação em um mesmo dispositivo, usando uma tecnologia sem fio própria da DJI.
Com sua tela grande de 7 polegadas e possibilidade de combinar vários canais de transmissão, uma equipe pode ter acesso rápido à vários Transmission sem precisar de cabos complicados.
Imagens valem mais que milhares de palavras. Vejam só:




Novas lentes da Sony
A Sony lançou várias lentes grande angulares para suas máquinas de sensor crop, anunciando-as como perfeitas para vloggers e para o pessoal da área de vídeo.
A Sony E PZ 10-20mm F4 G (15-30 a 35mm) pesa apenas 178g e tem zoom motorizado, para transições suaves em tomadas panorâmicas, sendo também uma ótima opção para usar com gimbal.

A segunda lente é a Sony E 15mm F1.4 G, prometendo também foco suave com dois motores lineares, bokeh bonito e distância mínima de foco de apenas 17cm.
Um recurso interessante é o anel de abertura com dois modos: um táctil, que clica com a mudança de abertura; e outro suave, para controle estável durante filmagens.
Gosto da idéia do anel de abertura. É uma espécie em extinção.

A última lente, também focada (tru-tu-pxxx) em vídeo, é a Sony E 11m F1.8. Acredite ou não, a Sony anunciou a lente como tendo o tamanho, peso e distância focal ideais para fazer selfie com o braço extendido.
Sei lá… é o fim do mundo que se aproxima.

Preços:
Sony E PZ 10-20mm F4 G: 750 USD.
Sony E 15mm F1.4 G: 750 USD.
Sony E 11mm F1.8: 550 USD.
Sigma 16-28mm F2.8 DG DN | Contemporary
A nova Sigma 16-28mm tem um nome: Contemporary (contemporânea). Bom, X.
Até o momento disponível para baionetas mirrorless L e Sony E, ela promete, como todos os fabricantes prometem, nitidez ponta-a-ponta e pouca distorção.
Ponto para a Sigma: ela é bem pequena. Tem apenas 10cm de comprimento e pesa 450g (metade do que pesa a minha 14-24), especialmente considerando-se a abertura 2.8 e a compatibilidade com filtros de 72mm.
Preço? 750 libras.
